Curso Saúde e Segurança na Escola – Edição 2019

 

    O curso Saúde e Segurança na Escola é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz-Brasília e pela de Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio das Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD. Com carga horária de 180 horas, será certificado como Aperfeiçoamento pela Escola Fiocruz de  Governo e pela Universidade de Brasília.

  Apresenta uma proposta intersetorial para promover ações integradas de saúde, educação e segurança, na garantia das condições protetivas para a garantia de direitos de educandos de escolas públicas em territórios identificados de alta vulnerabilidade social, em decorrência da violência que atinge crianças e adolescentes.

  No paradigma da Promoção da Saúde na Escola, serão fortalecidas ações institucionais e de intersetorialidade promovendo articulação entre diversas políticas com a finalidade de construção coletiva para a segurança e a melhoria da qualidade de vida de todos os atores da comunidade escolar. Apostamos na escola como um contexto protetivo e de promoção da confiança para uma convivência saudável, especialmente entre educadores e educandos. Para proteger, a escola precisa se sentir protegida e, para tanto , será fortalecida com parcerias  compartilhando com as demais políticas públicas o enfrentamento das questões atuais de violência, associadas ao envolvimento com drogas, presentes no cotidiano   escolar e na vida dos educados e que interferem na qualidade do aprendizado. No cenário das diversas situações de violência vivenciadas pela comunidade escolar configuram-se diferentes demandas e uma diversidade de possibilidades de intervenção.

  Este curso faz um recorte específico e estratégico: está focado na formação continuada dos educadores para a abordagem de um dos importantes fatores de risco associados à violência: o uso abusivo de álcool e outras drogas

 

 

 

   Agosto de 2019 a Janeiro de 2020.

 

 

    O curso visa formar educadores das escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações voltadas para o fortalecimento da comunidade escolar, no enfrentamento das situações de violência em contextos de risco pelo envolvimento com álcool e outras drogas.

 

 

   O curso é destinado para oito mil educadores atuantes no ensino fundamental e no ensino médio das escolas públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal.

 

 

   Educação a Distância – EaD

 

  

   O curso é ofertado na modalidade a distância com atividades de aprendizagem a serem realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e também no contexto da escola (atividades colaborativas), com tutoria virtual no período do curso.

   O curso contem atividades que devem ser realizadas individualmente e também atividades que devem ser realizadas em grupo de educadores da mesma escola. Dessa forma, você e seus colegas terão atividades que auxiliarão a reconhecer o contexto e as potencialidades da escola, discutir sobre situações cotidianas, temáticas do curso, utilizar instrumentos para ações preventivas, entre outros. Todas as atividades visam subsidiar a elaboração gradual e colaborativa do projeto de prevenção e sua implementação no contexto da sua escola. Assim, é valorizado o trabalho em grupo e realização das atividades de forma coletiva.

 

 

     O curso será realizado com tutoria EaD. O tutor é o profissional de referência de cada turma de educadores no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sua atuação ocorre diariamente, por meio de apoio ao desenvolvimento das atividades; mediação das discussões no fórum; esclarecimento de dúvidas sobre conteúdos; utilização da plataforma e avaliação das atividades de aprendizagem.

 

    

    O Curso Promoção de Saúde e Segurança na Escola oferta conteúdos teóricos e metodologias para  desenvolvimento de   ações de redução dos fatores de risco ao uso de álcool e outras drogas e de fortalecimento dos fatores protetivos existentes no território educacional para o enfrentamento de situações de violência associadas às drogas e drogadição. A proposta busca o desenvolvimento da escola enquanto espaço seguro e protetivo para educadores e educandos:  Segurança é saúde!

   

  O conteúdo é desenvolvido através de quatro módulos temáticos e um módulo de acompanhamento da implementação do projeto de promoção de saúde e segurança na escola:

    • Módulo I - O educando em desenvolvimento na família e na escola;
    • Módulo II - Conceitos e informações sobre álcool e outras drogas: fatores de risco e proteção;
    • Módulo III - A Escola em Rede na promoção de saúde e segurança no território educacional;
    • Módulo IV -  Redes protetivas para o enfrentamento da violência e dos riscos do envolvimento com drogas;
    • Módulo V - Implementando o projeto de promoção de saúde e segurança na escola.

 

 

     Para aprovação será necessário obter o mínimo de 50% de aproveitamento nas atividades realizadas no curso.

 

 

   Os educadores cursistas aprovados receberão certificado de curso de aperfeiçoamento com carga horária de 180 horas, emitido pela Fiocruz / Universidade de Brasília.

   O certificado é online com assinatura digital. Não serão emitidos certificados em papel.

 

 

    O material didático é online e está integralmente disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O material é composto de:

  • Livro-texto: Reúne orientações sobre o curso e os conteúdos referentes aos módulos e às 16 unidades. Cada unidade do livro-texto apresenta a seguinte composição: objetivos, tópicos para aprofundamento, resumo do vídeo, questões para reflexão e textos com os conteúdos dos temas apresentados.
  • Caderno de Orientações - Construindo o Projeto de Promoção da Saúde e Segurança na Escola: Reúne as atividades colaborativas de cada módulo e orienta a elaboração e a implementação do projeto.
  • Vídeos: são 16 títulos que introduzem cada unidade temática e dão suporte à realização dos fóruns de discussão.

 

 

  Os educadores inscritos deverão ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

 

 

  • 14 de junho a 03 de julho: Período de Inscrição no curso, realizada individualmente por cada educador
  • 17 de Julho (data provável): Divulgação da lista dos educadores selecionados
  • 5 de agosto: Início do curso

 

Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no site:

http://educadores.senasp.gov.br

  

Acesse lista dos selecionados para realizar o curso, clicando aqui.

 

 

  Ser educador efetivo ou temporário de Escola Pública, em exercício em unidades de ensino.

 

   Para preencher o formulário de inscrição, o educador precisa ter a anuência de algum gestor de sua escola. O nome completo, e-mail e função do Gestor devem ser inseridos no formulário. 

  

   Acesse a Chamada Pública do Curso, clicando aqui.

 

 

    Consulte o nosso Fale Conosco e envie sua dúvida.

 

 

Participe da construção da REDE de fortalecimento de sua ESCOLA!